Dicas úteis para elaborar seu planejamento financeiro.

Muitas empresas tem um método de gestão financeira baseado unicamente em “apagar incêndios”.

Ou seja, não há realmente um planejamento eficiente e a atuação é feita apenas em casos emergenciais.

Então, quando algum problema precisa ser corrigido ou quando algo urgente precisa ser definido.

Essa estratégia, no entanto, não é a mais acertada.

Um planejamento financeiro prévio não só ajuda sua empresa a crescer, mas também evita possíveis problemas no caminho.

Por isso, questione-se: será que sua gestão financeira tem a devida atenção?

A gestão financeira nada mais é do que práticas de planejamento, análise e controle das principais atividades empresariais.

Quando esse planejamento da empresa é bem feito e bem acompanhado por análise e controle, são maiores as chances para a empresa.

E também são maiores as possibilidades de melhorar seus resultados e as chances de problemas no decorrer do exercício empresarial diminuem.

Um empresário que planeja, dificilmente vai ser pego totalmente de surpresa por alguma situação e sempre será capaz de otimizar seus resultados.

Esses motivos já são suficientes para que você considere se sua gestão financeira tem a devida atenção, mas vamos te dar mais motivos para pensar em planejar.

Fique atento às nossas dicas e comece a planejar e evitar problemas empresariais hoje mesmo!

Mas por que pensar em gestão financeira?

A gestão financeira não depende de seu tamanho, nicho empresarial ou situação financeira.

Muito pelo contrário, ela é adequada e importante para todas as empresas.

Não se preocupar com planejamento e gestão é que costuma ser o problema.

Uma gestão financeira bem-feita consegue te mostrar qual é a situação verdadeira da sua empresa.

E ainda te dá mecanismos para interpretar o que esperar no futuro e planejar suas metas.

Por isso, analise se sua gestão financeira tem a devida atenção e, caso ela não tenha, comece a se dedicar hoje mesmo.

É importante ressaltar que esse planejamento empresarial precisa ser seguido afinco e por todos os membros da empresa.

De nada adianta um planejamento que deixa de ser aplicado em poucas semanas ou que não é entendido e aplicado por toda cadeia produtiva.

Certifique-se que sua gestão financeira tem a devida atenção de toda sua empresa.

É claro que nem todos os funcionários precisam ter o mesmo nível de conhecimento do planejamento e gestão empresarial, já que se trata inclusive de informações sensíveis.

Todavia, é importante que eles tenham uma noção geral e que acreditem e batalhem pelos resultados esperados.

Faça-os participar das etapas e conquistas.

Não deixe para fazer sua gestão financeira só em época de crise

Viver de resolver problemas não é viver com planejamento e é um claro sinal de que não existe gestão financeira.

Muitos empresários, desesperados para resolver os problemas que se apresentam na vida de gerenciamento empresarial, acabam querendo fazer uma espécie de planejamento bem no meio do olho do furacão, quando a empresa está em crise.

Essa estratégia não é a ideal!

Porque grandes problemas precisam ser resolvidos com rapidez.

E com tanta importância, o planejamento empresarial precisa ser feito com calma e com muita análise.

O que cabe em um momento de crise é fazer uma gestão empresarial de emergência, com base no que já foi planejado.

Por isso, é importante ter certeza de que sua gestão financeira tem a devida atenção antes da empresa entrar em um momento crítico.

Todavia, caso você não tenha feito um planejamento prévio, não se desespere.

O planejamento em momentos de crise deve ser focado na crise e de curto prazo.

Assim, para resolver o problema de forma alinhada com as metas empresariais.

Passada a situação, é hora de sentar e pensar em um planejamento de longo prazo e atuar com uma gestão financeira eficiente.

Só assim, pode-se evitar que novas situações do mesmo gênero ocorram.

Não deixe a crise te desmotivar. Muitas vezes, mesmo com todo planejamento, imprevistos ainda acontecem.

Um bom planejamento e uma boa gestão, nesse sentido, também ajudam a resolvê-los de forma mais rápida e simples.

Portanto, de qualquer modo, tenha certeza que sua gestão financeira tem a devida atenção e sua vida empresarial será muito mais fácil.

E aí, em que estágio sua empresa se encontra? Vamos planejar?

Independentemente de onde você se encontra, qual é o porte da sua empresa ou o nicho de atuação, um planejamento financeiro é sempre uma boa ideia.

Será que sua gestão financeira tem a devida atenção? Se não, é hora de você considerar planejar e gerenciar.

O primeiro passo para planejar é entender o cenário atual, com base nisso, você possa planejar os próximos passos e traçar seu caminho para seus objetivos.

Não demore para começar.

Quanto antes for traçado seu planejamento, mais rápido pode começar sua aplicação e gestão, em busca de suas metas.

Caso não saiba por onde começar ou em dúvida sobre qual seria a melhor estratégia financeira para sua empresa.

Considere contratar uma Consultoria Financeira especializada.

Juntos, elaboramos um planejamento eficiente e com boa gestão.

erica

Recent Posts

5 passos simples para evitar que os custos prejudiquem o seu negócio

Os custos são os grandes vilões do orçamento e podem levar muitas empresas a passarem…

3 anos ago

Tudo o que você precisa saber para melhorar sua organização financeira

Você já parou para pensar que podemos comparar a "organização familiar" a uma empresa? Na…

3 anos ago

Como obter sucesso utilizando a visão financeira.

Na visão financeira, dois elementos são particularmente importantes: O controle financeiro e o planejamento financeiro.…

3 anos ago

A verdade sobre a falta de lucratividade e como isso afeta seu negócio

Afinal toda empresa existe para obter lucro, certo? E que  isso fique bem claro! Toda…

3 anos ago

Sua empresa vale o investimento?

Para saber se sua empresa vale o investimento, é preciso levar em consideração alguns dados…

3 anos ago