A verdade sobre a falta de lucratividade e como isso afeta seu negócio

Afinal toda empresa existe para obter lucro, certo? E que  isso fique bem claro!

Toda empresa é um investimento, e desta maneira necessita de trazer rendimentos, através deste, vindo os lucros que a mesma necessita dar.

Todavia, muitas vezes ficamos contentes com o lucro que estamos tendo e nem sequer nos damos conta de que ele poderia ser muito melhor.

Desta maneira, é isso o que chamamos de “lucro reduzido”. Será que esse é o seu caso?

Nesse artigo vamos dar algumas dicas para você aumentar seu lucro e melhorar seu negócio.

  • Revise seus preços

Primeiramente, é um erro comum achar que, para conseguir vender e atrair novos clientes, é necessário manter sempre preços muito baixos.

Isso nem sempre é verdadeiro, especialmente porque isso pode comprometer todas as finanças da sua empresa.

Pode ser uma estratégia muito errada, fique de olho!

O preço afeta diretamente seu lucro e, abaixá-lo demais, pode significar que você não será capaz de suprir todas as despesas da empresa.

Além disso, ao colocar os preços muito baixos, você pode estar sinalizando para seus possíveis clientes que seu produto ou serviço, não tem valor.

É importante procurar ter um preço que seja, ao mesmo tempo, acessível, cubra suas despesas e mostre que seu produto tem valor.

Preços muito baixos ou muito altos afetam diretamente o negócio, e pode ter seu lucro reduzido.

  • Cuidado com as vendas feitas a prazo

Vendas parceladas sempre atraem consumidores, que veem vantagem em parcelar as compras em muitos meses.

Entretanto, elas precisam ser muito bem ajustadas e gerenciadas internamente nas empresas, para que os valores sejam recebidos corretamente.

Por isso, procure trabalhar com sistemas que ajudem no recebimento.

Trabalhar com parcelamento “informal” pode acabar gerando problemas de pagamento.

Sendo assim diminuirão seu lucro e gerarão outros gastos quando você precisar acionar mecanismos para cobrança de dívidas.

Vendas a prazo feitas de qualquer jeito e sem gerenciamento acabam gerando baixa lucratividade. 

Ainda por muitas vezes podem incorrer em prejuízos, fique atento.

  • Enxugue os gastos

Muitas vezes não percebemos o quanto gastamos com alguns itens de nosso cotidiano empresarial até coloca-los na ponta do lápis.

Mas claro tenho certeza que este não é o seu caso, você já tem todos os gastos pontuados, não é mesmo?

Caso este não seja seu caso, faça uma avaliação constante, no mínimo anualmente, a fim de entender o que é necessário e o que é desnecessário.

Lembre-se que cortando aqueles gastos que não são fundamentais para o funcionamento empresarial, seu lucro pode começar a deixar de ser reduzido e aumentar.

Enxugar os gastos ajuda a evitar o lucro reduzido!

  • Fluxo de caixa, seu amigo número um

Acompanhe o panorama da sua empresa pelo fluxo de caixa.

Ele é um instrumento muito útil para fugir do lucro reduzido.

Ele serve, por exemplo, para te ajudar a alinhar o pagamento das contas e os recebimentos de seus clientes.

Traçando o equilíbrio financeiro de suas contas.

Desta forme, também vai te ajudar a verificar melhor o pagamento das compras feitas a prazo e a possível incidência de gastos desnecessários.

  • Negocie com seus fornecedores

É normal que trabalhemos sempre com contratos de renovação automática. 

Entretanto talvez seja a hora de você parar, examinar todos e negociar com seus fornecedores.

Os tempos mudaram e o mercado também, não fique parado.

Talvez uma nova negociação seja boa para seu lucro e diminua a incidência do lucro reduzido.

Sendo assim, analise se todos os contratos ainda fazem sentido para você e entenda como melhorá-los.

Desta forma, com estas pequenas dicas, você pode começar a combater o lucro reduzido na sua empresa.

Se você estiver com dificuldades de entender ou de identificar onde você está perdendo potencial de economia, procure uma consultoria financeira. 

E ainda ajude outras pessoas deixando um comentário abaixo falando o que achou. 😉 

 

erica

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