Já imaginou ver seu produto vendendo em grandes sites, acessando consumidores que você não conseguiria sozinho e sendo enviado para todo país?
Tudo isso não é mais um sonho impossível, graças ao Marketplace.
Apesar de não ser uma ferramenta recente no mundo e nem no Brasil, o Marketplace tem sido mais falado e ganhado forças nos últimos anos no Brasil.
Devido à adesão à ferramenta e abertura para novos vendedores por gigantes do nosso mercado, como:
Lojas Americanas, Ponto Frio e a Amazon, por exemplo.
O Marketplace se trata de uma ferramenta que é de outra empresa, mas que permite que diversos lojistas de menor porte se cadastrem e vendam seus produtos pelo mecanismo.
Com uma etapa simples de cadastro é possível vender seus produtos nos sites de grandes empresas que tem essa ferramenta.
É claro que, com tantas vantagens, o serviço não seria de graça. Existem taxas envolvidas e considerações a serem feitas.
Apesar de ser uma grande oportunidade, a participação no Marketplace, qualquer que seja, precisa ser pensada e bem desenvolvida.
É nesse ponto que uma boa gestão financeira pode te ajudar: tirar os melhores frutos do Marketplace.
Nós estamos acostumados com uma modalidade de compra que funciona da seguinte forma:
Você acessa o site da empresa da qual deseja comprar o produto, escolhe o produto desejado e este produto é vendido, faturado e enviado pela mesma empresa, dona do site que você entrou.
Nesse caso tradicional você não tem muita opção de desconto ou de produtos similares dentro do mesmo site, visto que se trata de uma única loja.
Sua pesquisa é feita de forma prévia, comparando preços de sites de empresas concorrentes, que vendem produtos similares.
Já no Marketplace, as coisas mudam de figura.
Você entra em um site específico buscando um produto e, nos resultados, aparecem diversos produtos do gênero, com preços diferentes, prazos de entrega diferentes, especificações diferentes e o mais importante de tudo, lojistas diferentes.
Ou seja, apesar de você estar realizando a compra através de um site que você conhece e confia, seu fornecedor final será outra empresa.
Sua transação será feita a partir do site que você entrou.
Entretanto a venda e o envio do produto será realizada por outra loja, cadastrada como parceira daquela no Marketplace.
Para os clientes, o Marketplace é útil pois fornece mais opções e comodidade na hora da compra.
Eles podem escolher o produto ideal dentre diversas opções, assim:
Realizar a compra através de um site que já conhecem e ter a garantia de entrega ou estorno garantida por esse site.
Já para os vendedores que cadastram seus produtos na ferramenta:
O Marketplace é bom porque permite que empresas pequenas tenham visibilidade e alavanquem suas vendas.
É importante lembrar:
Desta forma para que ele continue se destacando entre as opções e passando uma boa imagem para seus possíveis clientes.
A gestão financeira começa atuar desde o início, no momento de escolher qual é o Marketplace ideal para seus produtos.
Com base em seu público-alvo, nas políticas e normas e na comissão destinada ao site que fornece a ferramenta.
Tudo isso deve ser alinhado com a empresa e de acordo com o planejamento financeiro.
Por isso, uma gestão eficiente das finanças é tão importante.
A comissão depende do site em questão e, também é influenciada pelo nível de divulgação que você deseja para seus produtos.
Quanto mais você deseja que eles fiquem expostos nas primeiras posições ou aparecendo como sugeridos, maior a comissão.
Com base na taxa definida pelo Marketplace de seu interesse, é hora de fazer uma análise de viabilidade.
Ou seja, considerar se, mesmo com a aplicação dessa taxa, sua margem de lucro permanece.
Talvez seja a hora também de considerar revisar seu preço de venda, para que ele se encaixe melhor e permita que você mantenha seu lucro.
Essa análise de viabilidade e possível nova precificação só pode ser feita com uma gestão financeira excelente.
Sem ela, as chances de incorrer em erro são muito grandes.
A gestão financeira também é crucial para que você se prepare para o prazo da liberação de valores!
Desta forma também varia entre os diversos sites que oferecem a ferramenta do Marketplace.
Normalmente o prazo é muito dilatado, de mais de um mês, para que o site possa garantir que o cliente recebeu o produto antes de te repassar o dinheiro.
A gestão precisa ser, então, unificada.
Só dessa forma você não vai se perder com tantas datas de repasses de dinheiro e não vai confundir os envios necessários.
A gestão financeira também é fundamental para perceber se a empresa está preparada para atender ao possível aumento da demanda.
Sem uma boa noção do momento financeiro da empresa é difícil saber qual é o momento correto de entrar em um Marketplace.
É fácil perceber que a gestão financeira é necessária em todas as etapas do processo.
Antes de pensar em aderir ao Marketplace, é necessário fazer um estudo de mercado e um planejamento financeiro.
Entretanto, com base no momento atual da empresa e suas informações históricas.
Por isso, comece a se planejar hoje mesmo para começar a vender no Marketplace!
E, se estiver com dúvidas, procure uma empresa especializada em consultoria financeira para que juntos vocês possam traçar a melhor estratégia.
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