“O café é o produto agrícola mais complexo do mercado nos dias de hoje. É mais complexo do que vinho – com mais de 900 componentes aromáticos e de sabor.
Além de exportar, o Brasil é o segundo maior consumidor mundial de café.
Apenas um brasileiro consome, em média, 1.200 xícaras de café ao ano. Isto representa o consumo de 3,29 xícaras de café ao dia por pessoa.”
Fonte tiradas do site: http://www.mexidodeideias.com.br/cultura/curiosidades-o-cafe-alem-de-sua-xicara/
A partir destas informações, da mesma forma, podemos correlacionar o café a vários momentos importantes dos negócios. Vejamos:
Ao participar de uma reunião temos um elemento que sempre está presente: o café.
Dificilmente passamos por uma reunião sem tomar pelo menos uma xícara, não é mesmo?
Ao irmos ao salão de beleza, estamos ali não somente por uma questão de irmos apenas fazer o serviço, mas também como uma forma de relaxamento. Seria o mesmo que “jogar bola” para os homens, podemos assim falar.
É verdade que, hoje em dia, as barbearias tem cumprido também este papel, falaremos adiante deste tema.
O que quero dizer é que aquele momento no salão de beleza é único e fica melhor ainda acompanhado de um café.
O café, com todos os seus benefícios, pode também se fazer presente nesse tipo de estabelecimento. Um café bem servido, fresco, na sua temperatura ideal, pode fazer toda a diferença para uma cliente.
Pois junto com a xícara oferecida demonstra-se a preocupação com o bem estar do cliente e esse mimo a mais pode ser o diferencial de um estabelecimento para outro.
Entretanto, não esqueça: este serviço a mais deve estar embutido no preço dos serviços prestados pela empresa. Então, cuidado para não exceder na conta! O cliente pode não estar disposto a pagar por isso.
As sorveterias e gelaterias precisam “rebolar” para manter o faturamento nos demais dias que não apresentam sol ou calor. E uma boa alternativa para este comércio sazonal é a comercialização de café.
É ainda melhor quando ele não vem puro, mas sim como um agregador de valor em um menu que também inclua bolos, bolachas especiais, cookies, brownies e afins, aguçando a procura por um produto tão querido por todos.
Então, pesquise no mercado alternativas de como agregar e servir este delicioso hábito aos seus clientes. Procurando formas alternativas e fazendo com que o seu café seja o “queridinho do bairro”, da região e assim por diante.
Agora faça com que seu ambiente tenha esta capacidade de atrair e reter estes dois públicos.
A renda extra é muito boa e faz o negócio continuar girando. Mas fique atento para não esquecer a sua atividade principal.
Primeiro de tudo, ao atendermos empresas com dificuldades financeiras, trabalhamos inclusive com aquelas contas que passam despercebidas. Consequentemente, como o gasto com produtos de limpeza, descartáveis e café.
Esta conta representa um número significativo ao final do mês se não tivermos a devida atenção.
Porque cortar este tipo de despesa não é o mais agradável de se fazer. Porém quando a empresa necessita de cortes, estes itens são os primeiros da lista.
Isso quer dizer que não, NÃO se deve cortar o café da equipe, até porque o café traz atenção ao trabalho, mas SIM, o café de cápsula pode ser substituído pelo café já moído, que é bem mais em conta.
Ou, como já proposto em algumas empresas, é válido conversar com a equipe e continuar a fazer uso da máquina, porém cada um trazendo suas próprias cápsulas, que podem ficar na empresa com o nome do funcionário que as trouxe na caixa.
Além disso, também é possível pensar na diminuição do uso de descartáveis, uma vez que estes também representam um gasto excessivo, por conta dos cafés e águas tomados durante o dia.
Cada cápsula de café custa em média R$1,90 x 3 (média consumida por pessoa diariamente) = R$ 5,70 ao dia, por pessoa.
Desta mesma forma, para uma empresa com 10 funcionários e considerando 20 dias úteis, representa:
10 x 5,70 x 20 = R$ 1.140,00 somente em cápsulas de café.
Em suma um kilo de café moído é capaz de produzir 200 cafés de 50ml e custa em torno de R$ 22,00.
Continuando com dados acima, temos 600 cafés ao mês (10 funcionários tomando 3 cafés por dia, por 20 dias úteis).
Ou seja, 600 cafés dividido por 200 (copos produzidos com 1 kilo de café moído) = 3 pacotes de 1 kg de café ao mês = R$ 66,00
Finalmente a opção é sua, reduzir ou continuar com o que pode ser um excesso desnecessário em um tempo a qual a necessidade de economia se faz necessária.
Fica a dica de como podemos usar a redução de custos a nosso favor.
Leia também: Formação do Preço de Venda: tudo que você precisa saber
Vivemos a era digital, e por isso, é importante que sua empresa também se modernize.…
Os custos são os grandes vilões do orçamento e podem levar muitas empresas a passarem…
Você já parou para pensar que podemos comparar a "organização familiar" a uma empresa? Na…
Na visão financeira, dois elementos são particularmente importantes: O controle financeiro e o planejamento financeiro.…
Afinal toda empresa existe para obter lucro, certo? E que isso fique bem claro! Toda…
Muitas empresas tem um método de gestão financeira baseado unicamente em “apagar incêndios”. Ou seja,…
View Comments
Na verdade este acaba sendo um exercício constante, e devemos lembrar que para toda ação temos uma reação, pensar de forma estratégica onde possa trazer melhores benefícios a empresa, agregando valor ao produto ou serviço oferecido pode ser uma boa saída também, o que é bem necessário é conhecer mercado. ;-)